free web stats
Início / Ganhar Dinheiro / Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Com o Google Adsense

Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Com o Google Adsense

Primeiros Passos Para Ganhar Dinheiro Com o Google Adsense

O Google AdSense é a fonte de receita mais popular, mais fácil e mais produtiva para a maioria dos blogueiros, principalmente para os moçambicanos. Se está decidido a usar o seu blog  para gerar dinheiro online, então a sua primeira escolha deve ser o AdSense. Só não devemos deixar de dizer que também é uma realidade que o AdSense não se sente confortável com blogs de baixa qualidade. Então, antes de mais, é importante ler e entender os Regulamentos do AdSense, e em seguida, certificar-se de que seu blog não viola nenhum dos termos de uso. Neste guia, irei mostrar como configurar o Google AdSense no seu blog da melhor maneira possível.

Glossário

Tráfego de referência: Visitantes vindos de outros sites através de links

Tráfego orgânico: Visitantes vindos dos motores de busca

CTR: é o número de cliques em anúncios dividido pelo número de impressões, page views ou consultas que seu site recebeu.

O AdSense é o melhor programa para Blogueiros iniciantes

O AdSense paga-lhe dinheiro pela a exibição de anúncios patrocinados no seu blog. Os únicos concorrentes reais ao AdSense, para quem não possui milhares de vistas, são os anunciantes directos, mas é complicado imaginar que alguém vá pagar para anunciar num blog sem tráfego. O AdSense permite rentabilizar o seu blog apenas colando um código. Basta colar o código no seu blog e esquecer anunciantes. O programa vai encontrar e mostrar anúncios relevantes para o público do seu blog automaticamente e você recebe 67% da receita obtida.

Aspectos a considerar antes inscrever-se no AdSense

AdSense é uma das maiores empresas de publicidade do mundo, onde empresas e indivíduos promovem produtos entre os visitantes alvo. Sendo a maior empresa no ramo online, o Google prima pela qualidade. É sabido que os anunciantes investem para atrair clientes e se o seu blog recebe tráfego decente e de qualidade, então ele merece cooperar com AdSense, caso contrário, não. Você deve manter em mente que o AdSense preocupa-se com seus anunciantes e se o seu blog não trouxer benefícios para os estes, é muito provável que o seu blog não seja sequer aprovado. Antes de começar a usar o Google AdSense, considere rever esta sequência de aspectos importantes.

1. Busque visitantes orgânicos e de qualidade: Blogs com visitantes de referência não podem conseguir sucesso sólido com AdSense. O Google trabalha melhor com visitantes vindos de motores de busca ou internos. Então, antes começar a usar o AdSense, garanta que o seu blog possua conteúdo de qualidade e recebe tráfego orgânico.

2. Disponibilizar algum conteúdo no Blog: O AdSense não aceita blogs pobres ou “bebés”. Primeiro disponibilize algum conteúdo no seu blog e em seguida, inscreva se  no AdSense. Sua conta será aprovada facilmente. A idade do seu blog também é importante, geralmente o AdSense não aceita blogs novos. Especialistas dizem que é necessário esperar até que seu blog tenha pelo meses 3 meses de existência.

3. Faça seu blog amigável ao Adsense: Você deve tornar o seu blog amigável aos anúncios do Google, ou seja:

  • Mantenha conteúdo adulto longe do seu blog e nem pratique spam, e outras coisas que irritem o utilizador.
  • Use um layout que possibilite que os seus visitantes vejam e cliquem nos anúncios com facilidade.

O próprio google possui óptimas dicas sobre esse assunto, mas o mais importante é que o seu blog esteja em conformidade com os termos de uso Adsense.

Increva-se no Google Adsense

Quando sentir que seu o blog está pronto para o AdSense, inscreva-se em https://google.com/adsense. Depois certifique-se de fornecer os seguintes detalhes importantíssimos.

1. Seu nome real (Você só será pago se fornecer seu nome verdadeiro, o que aparece nos seus documentos oficiais. Não use seu nick ou nome incompleto)

2. Endereço físico preciso (O PIN AdSense será enviado a si nesse endereço, que é necessário para activar sua conta.

Estes detalhes são extremamente cruciais e a maioria dos blogueiros não recebe o PIN AdSense, devido ao fornecimento de endereço incorrectos  Portanto, é importante verificar duas vezes se os detalhes são precisos ou não, e, em seguida, apresentar a sua candidatura.

O AdSense geralmente analisa as inscrições dentro de um dia ou dois e logo o informam se o seu pedido foi aceite ou não. Se eles aceitarem, parabéns, caso contrário leia os Termos de Utilização do AdSense mais uma vez e verifique o seu blog para descobrir onde ele está a violar os Termos de Serviço. Depois de descobrir-los pode reenviar sua inscrição.

Configurando o AdSense no seu Blog

O posicionamento do anúncio vai (e muito) influenciar no quanto irá ganhar com o seu blog. É o segundo factor mais importante depois da qualidade do tráfego, na definição dos seus ganhos. Portanto, você deve colocar anúncios em lugares que proporcionem um bom CTR. Vamos aos passos de implementação dos anúncios no seu blog.

Gerar Unidades de anúncios no seu painel AdSense

Acedendo ao painel do Google AdSense é possível criar diferentes blocos de anúncios de acordo com o layout do seu blog. É possível criar dois tipos de blocos de anúncios: anúncios de texto e anúncios rich media.  Numa primeira fase, coloque os dois tipos e veja qual deles lhe rende mais. Crie um bloco, dê um nome descrito e obtenha o código HTML correspondente , depois é só colocar os anúncios onde quiser no seu blog.

Wordpress: Se possui um blog hospedado em servidor próprio, então presumo que entenda como lidar com HTML e saberá colocar os anúncios manualmente, mas eu o aconselho a usar o plugin Quick Adsense – que irá ajudá-lo nesta tarefa. Verifique também se o teu tema não possui o recurso de anúncios incorporado. Se pretende adicionar os anúncios apenas na sidebar, cole o código no widget de texto.

Blogger: Para colocar os anúncios na sidebar use o widget de texto/HTML. Para outros métodos, consulte os vários tutoriais na internet. Prometo num futuro breve trazer um guia completo sobre a implementação de anúncios em cada plataforma.

Implementar anúncios correctamente

A implementação correcta dos anúncios ajuda-o a obter um bom CTR e como resultado, maiores lucros. Coloque os seus anúncios onde os utilizadores possam ver, sem poluir o seu blog – colocar anúncios no rodapé do blog é perder tempo e dinheiro. Veja a imagem abaixo,com alguns posicionamentos interessantes a ter em cota.

Boa posição de anuncios
Um exemplo de bom posicionamento de anúncios (Imagem: Dailyhacking)

Estas posições vão dar uma boa exposição para seus anúncios. Você pode também experimentar outros posicionamentos de anúncios conforme for ganhando experiência. Mude constantemente a posição dos anúncios até encontrar uma combinação que proporcione os melhores resultados. Lembre-se que você só pode apresentar um máximo de 3 blocos de anúncios por página.

Anúncios colocados, e agora?

Quando os seus ganhos alcançarem 10 dólares, nesse momento o Google irá enviar-lhe um PIN por correio normal. O PIN será enviado para o endereço físico que forneceu durante a inscrição para o AdSense. Normalmente, a carta leva em torno de 3 semanas (ou menos) para chegar à residência do editor. Eu particularmente nunca recebi o PIN :-D. Se esse for o seu caso, poderá enviar um documento de identificação ao pessoal do Google. Só depois disso poderá retirar os seus ganhos e se demorar tempo demais a resolver isso, os seus anúncios irão desaparecer do seu blog misteriosamente.

Quando você vai ser pago?

Você será pago no fim de cada mês, após seus ganhos atingirem 100 dólares. Pode escolher o método de pagamento nas suas configurações de conta do Google AdSense. Ao atingir o limite mínimo o pagamento é calculado e verificado no fim da primeira semana do mês seguinte, e é emitido entre 22 e 28 do mês em causa. Por exemplo, se o seu pagamento de Fevereiro chegar a $100, este será calculado em 7 de Março, e você será pago entre 22 a 28 de Março.

Se estiver em Moçambique, escolha o método de pagamento Quick Cash da Western Union e poderá receber o pagamento 24 horas após o envio.

Notas importantes

Evite suspensões e banimentos seguindo as dicas abaixo:

  • Leia atentamente os Termos de uso do AdSense e sigua-os estritamente
  • Nunca incentive os visitantes, os seus familiares e amigos a clicarem nos seus anúncios
  • Nunca altere o código ou a aparência do anúncio afim de levar os seus visitantes a cliques acidentais
  • Não focalize seu blog em tráfego de referência
  • Evite a clicar nos seus anúncios.

Esta é a ponta do iceberg. Mantenha-se connosco para aprender algumas técnicas que irão ajudá-lo a impulsionar o seus ganhos com esse programa. Até breve.