free web stats
Início / Negócios / Os Melhores Nichos do Mercado Online Moçambicano

Os Melhores Nichos do Mercado Online Moçambicano

Os Melhores Nichos do Mercado Online Moçambicano

A escolha do nicho de mercado é uma tarefa que irá definir todo o futuro do seu negócio. Para quem deseja começar um negócio sem grande poder de investimento é importante fazer um estudo profundo do mercado em que deseja actuar antes que escolher um nicho de mercado no qual irá se basear para sempre. O seu negócio é essencialmente o seu nicho de mercado.

 

O que é um Nicho de mercado?

 

Em palavras simples, nicho de mercado é um segmento específico e único do sector em você irá actuar. Vamos a um exemplo:

Eu quero começar um negócio no ramo da informática, mas não tenho recursos para competir com a Microsoft ou Apple, Então escolho fabricar computadores, mas a HP, a Lenovo e outras centenas já preencheram todo espaço, então eu posso me dedicar simplesmente ao fabrico de teclados para computador, mas existem muitas outras empresas que fazem isso, por isso eu decido criar teclado para computadores em braile e consigo encontar espaço nessa área.

A estrutura será Informática» Computadores» Teclado» Teclado Braile. Também poderia ser Informática» Software» Softwares para telemóvel» Sotwares móveis para blogueiros» Enfim você escolhe. O que eu quero que perceba é que o seu negócio deve ir de acordo com alguma necessidade que você saiba como suprir bem, deve ser direccionado a um grupo de pessoas específicas e o mais importante não pode haver demasiada concorrência, a não ser que você queira abrir uma mega empresa e tenha muito capital para investir, e eu acredito que não é o seu caso.

Escolher um nicho de mercado além de permitir que você ofereça um serviço de qualidade aos seus clientes – uma vez que você vai se concentrar apenas naquilo que domina – permite que você trabalhe em regime de exclusividade ou então se torne referência na sua área e consequentemente ganhe mais dinheiro.

Eu prometo trazer em breve uma aula melhor elaborada sobre a escolha de nichos de mercado. Por agora eu irei apresentá-los a lista dos melhores nichos que podem ser divididos em sub-nichos para quem deseja começar um negócio online virado aos moçambicanos e também para as empresas que trabalham nestas áreas e querem levar seu negócio à internet.

 nicho-de-mercado

1 – Emprego

Os moçambicanos recorrem cada vez mais à internet em busca de soluções para seus anseios e emprego é o que eles mais procuram, ao mesmo ritmo que muitos estrangeiros correm desesperados a Moçambique em busca das várias oportunidades de negócio e emprego que têm surgido nos últimos anos.

Como um homem de negócios você deve aproveitar esta oportunidade e pensar em alguma forma de responder a esta demanda através da internet.  Use sua criatividade para criar um negócio que atraia estas pessoas e comece a lucrar.

Eu tenho muitos amigos fora do país que ganham a vida redigindo currículos para outras pessoas, então olhe para as necessidades de quem procura emprego e verá uma infinidade de oportunidades de negócio.

PS: Não invente algo para simplesmente captar estas pessoas sem que você esteja disposto a responder aos seus anseios, além de ser uma prática desonesta, o seu negócio não vai durar.

 

2 – Jogos

O mercado dos jogos é lucrativo em qualquer país, mas é extremamente concorrido. As coisas mudam quando se aplica a técnica que mostrei no início do artigo. Criar um site intitulado Jogar Games é uma atitude suicida, mas o mesmo não se aplica a um site intitulado Jogar Games Moçambique, onde o público do site foi muito bem definido e a concorrência é bastante pequena.

 

3 – Negócios em Moçambique

Este é um nicho que cresce a cada ano e a demanda por este termo é enorme, o nosso blog se enquadra neste nicho. E mais uma vez você pode ver a técnica que mostrei em acção.

Negócios em Moçambique » Negócios Online em Moçambique. É possível perceber que nós não reduzimos muito a nossa área de actuação, por nos acharmos capazes de lidar com a demanda e principalmente pelo facto de não existir nenhum outro site moçambicano virado a este assunto.

Eu criei um blog com aulas de empreendedorismo, você poderia criar um site que trabalha com forex, consultoria, exportações, câmbio, prestação de serviços, enfim e nicho de Negócios em Moçambique é amplo, você só precisa fixar-se onde domina.

 

4 – Turismo

Para além de vir a Moçambique a trabalho, muitos estrangeiros e nacionais querem conhecer os melhores locais de lazer no país.

Que tal se fosse o seu site a indicá-los?

Ou se fosse sua companhia a recebe-los e instala-los sem complicações no país?

E se eles usassem a sua frota de táxi para se locomoverem?

Ou se alugassem os imóveis que você recomenda?

E o melhor, e se eles pudessem fazer tudo isso em apenas alguns cliques pelo computador?

Seja pioneiro nesta área em Moçambique e descomplique a vida dos turistas oferecendo serviços completamente online, sem que o cliente tenha que sair de casa para contratar seus serviços.

 

Como você pode notar, não há nenhuma grande revelação neste artigo, grande parte dos nichos de mercado online em Moçambique ainda não são explorados. Se você estiver disposto a investir num serviço de qualidade para os seu clientes, seu empreendimento será um sucesso.

Bom trabalho!