free web stats
Início / Ganhar Dinheiro / Como Fazer o Registo de um domínio “.CO.MZ?”

Como Fazer o Registo de um domínio “.CO.MZ?”

Como Fazer o Registo de um domínio “.CO.MZ?”

O que é um domínio?

O domínio é um endereço que leva o navegador a uma determinada página da Internet. Consiste num conjunto de dígitos alfanuméricos que possibilitam que os visitantes cheguem ao seu Website de forma simples e rápida. Ex: www.mozmaniacos.com.

O domínio é exclusivo para uma página, ou seja, um domínio só pode conduzir para um único site, mas vários domínios podem conduzir a um único sítio da Internet.

É importante que ao criar o seu blog ou site você pense no nome de domínio para ele. Afinal de contas é através dele que as pessoas chegarão até você. O domínio será a sua referência na internet. Então ao escolher o nome de domínio certifique-se de que este é semelhantes ao título do seu site e que ambos estejam de acordo com o assunto que você irá tratar no seu blog. Quanto mais simples e fácil de memorizar melhor.

Existem vários tipos de domínios e várias extensões para esses mesmos domínios, mas isso não vem ao caso agora. O importante é que você saiba que os domínios mais usados são:

.com – Não há regra para usar este domínio, mas podem existir alguns casos em que podem haver alternativas melhores a ele.

.net – Também não há nenhuma regra específica, mas se eu fosse criar um blog pessoal ou um blog sobre tecnologia, eu usaria este.

.org – Este é um domínio mais apropriado para sites de empresas, ONGs e outras organizações no geral.

.info – Este domínio pode ser um pouco estranho se não for usado em sites focados ao “about” de alguma coisa.

 

Onde Registar?

Os nomes de domínio podem ser comprados por qualquer pessoa por valores bem acessíveis, porém existem alguns sites que oferecem registos de domínio gratuitos, mas como um bom amigo, eu não o aconselho a ir por esse caminho.

Eu registei todos meus domínios no eNom (excepto o .co.mz), e uso o Namecheap quando trabalho com empresas. Não há nenhum motivo especial para isso, é uma questão de organização pessoal mesmo. Você pode visitar os dois serviços e decidir qual deles parece ser o melhor para você, mas em termos práticos, não há diferença.

Outros sites que você pode experimentar são: UOL, Domínios.pt, Hostgator e vários outros.

 

Como ter um domínio “.CO.MZ?”

O domínio .co.mz é o domínio padrão para o público de Moçambique, é uma extensão que identifica a identidade do país ao qual o site pertence, é diferente dos outros domínios exactamente por isso.
Diferente do que acontece com os domínios que tratamos acima, os domínios “.CO.MZ” não são assim tão baratos e seu registo pode não ser muito simples.

Eu vou listar alguns dos sites que oferecem melhores facilidades no registo de domínio Moçambicano:

Por enquanto esses são os únicos serviço que me pareceram confiáveis. São bem simples e vão directo ao objectivo. Pelo que pude ver, os serviços oferecem diversas formas de pagamento, o que facilita bastante a tarefa dos moçambicanos.Você só precisa verificar a disponibilidade do domínio que deseja registar, escolher o tempo que deseja adquirir e prosseguir ao pagamento, compra e configuração.Caso você tenha dúvidas ou algum receio sobre o serviço acima, faça o registo directamente no Centro de Informática da UEM, que é a instituição reguladora dos domínios “.co.mz” e o superior “.mz”.
Se você já adquiriu o seu domínio, boa sorte no seu projecto e nós estaremos aqui para ajudar.